Escrita
✓ Inventado por volta de 2000 a.C e codificado a partir de 1500 a.C. e sistematizado entre 200 a.C. a 200 d.C.
✓ A escrita chinesa perdura desde estes tempos até hoje.
✓ Duas acepções para o surgimento da escrita chinesa: - Acepção Divina: O Imperador Huang Che adquiriu o dom da escrita através da análise de corpos celestiais , estudos de registros da natureza (pegadas de animais terrestres e pássaros. Após a descoberta da escrita, o próprio Imperador lamentou pela sua descoberta, chorando noites até soluçar.
Significado da lenda:
A escrita, para os detentores de conhecimento, representou uma ameaça ao controle do poder de informação.
- Acepção Científica: Investigações recentes apontam que a escrita pode ter quase 9 mil anos, conforme vestígios encontrados em cascos de tartaruga em 2004. Entretanto, os últimos estudos confirmados apontam que eram termos mais religiosos, representados em ossos de animais com um ou dois caracteres. Os Sacerdotes (os Mandarins)
Durante a dinastia Chin (221 – 206 a.C.) a China transformou-se em um Estado unificado, com o poder centralizado na figura do imperador. Como parte das medidas tomadas para fortalecer o poder real, surgiram mandarins, funcionários que controlavam a administração do estado, organizando o calendário das atividades reais, a construção de estradas, diques, barragens e obras públicas, e zelando pela justiça e segurança da sociedade. Os mandarins eram muito importantes, pois praticamente administravam o Estado. Por isso, desde cedo os meninos da nobreza eram preparados para exercer essa função.
Técnica
- A técnica de escrita chinesa basicamente se funda através da progressão do realismo simbólico para o simbolismo de fato. Exemplo: Montanha.
- Em seu estágio inicial, os chineses possuíam cerca de 3 mil caracteres, dos quais apenas 600 foram devidamente identificados. Ainda