Escrita na matematica
CAMPUS EUNÁPOLIS
DEPARTAMENTO DE ENSINO
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ESCRITA NA MATEMÁTICA
EUNÁPOLIS
2013
LEILA CÂMARA
ESCRITA NA MATEMÁTICA
Trabalho elaborado como requisito avaliativo parcial da componente curricular da disciplina Práticas do Ensino de Matemática I, do Curso de Licenciatura em Matemática, elaborada sob orientação do Prof. Alexis.
EUNÁPOLIS
2013
INTRODUÇÃO
O sistema educativo, nos últimos anos, vem passando por inúmeras reformas, algumas relacionadas à organização e gestão da escola, outras às propostas curriculares. A necessidade de se oferecer uma "educação de qualidade", muito almejada entre os educadores, é um dos motivos divulgados dessas mudanças.
Encarar a avaliação em outra perspectiva, enfocando aspectos que até então estavam em segundo plano, assim como ampliar os significados que estão sendo a ela atribuídos, são desafios propostos aos professores que ensinam Matemática. Tão importante quanto tratar de aspectos metodológicos ou conceituais, o processo de ensino-aprendizagem requer também que sejam exploradas questões referentes à avaliação.
Dentre as questões existentes, podemos destacar a necessidade de uma avaliação que contribua efetivamente para o desenvolvimento dos alunos, bem como para a reflexão do professor sobre sua prática pedagógica.
A escrita nas aulas de Matemática: aspectos teóricos
A temática da escrita é abordada, no que se refere ao ensino da Matemática, em várias propostas curriculares atuais. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
“no ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras, escritas numéricas); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nesse processo, a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a falar e a