Escrever diferente
1 - Função Dos Sistemas Operacionais
Para Ida M. Flynn e Ann Mcher Mchoes, sistema operacional “é uma espécie de gerente executivo, ou seja, aquela parte de um sistema de computação que administra todos os componentes de Hardware e de Software. Em termos mais específicos, o sistema operacional controla cada arquivo, dispositivo, seção de memória principal e nanossegundo de tempo de processamento. Controla quem pode utilizar o sistema e de que maneira. Em Suma, é o chefe”(FLYNN e MCHOES, 2002). Para que o hardware possa funcionar, faz-se necessário um conjunto de regras e ordens que coordenem todos os processos realizados. Tal conjunto denomina-se software. Graças ao software (integrado por uma enorme quantidade de programas que interagem entre si) todos os recursos podem ser utilizados em qualquer sistema informático.
O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível, ou se apresentaria de uma forma complexa para utilização pelos usuários. O sistema operacional reúne programas que desempenham serviços de mais alta utilidade: rotinas necessárias ao funcionamento do computador que coordenam processos, alocam recursos e geram todas as facilidades. Com maior ou menor potencialidade e variável grau de facilidade de comando, estão sob a direção do sistema operacional: o gerenciamento de memória, a administração dos dados (leitura e gravação dos periféricos, controle de formatos etc.); o acionamento dos dispositivos (comunicação com impressoras, modens e outros periféricos); a execução de utilitários (cópias de arquivos, organização de diretórios, etc.)
Cada sistema operacional é desenvolvido em consonância com as características de determinado microprocessador. Por isso os fabricantes lançam novos sistemas operacionais ou novas versões ante a concepção ou aprimoramento de um computador, essencialmente