Revolução verde - variedades melhoradas
Neste trabalho, sobre as variedades melhoradas causadas pela revolução verde falaremos sobre as vantagens e desvantagens causadas pela mesma, dividiremos o trabalho em três partes: erosão genética, segurança alimentar mundial e híbridos e transgênicos.
Erosão Genética:
A erosão genética é uma das questões ambientais,um dos processos de degradação provocado pela seleção de espécies e pelo desmatamento. O processo de modernização da agricultura (Revolução Verde) acentuou a extinção de espécies, tanto animais quanto vegetais por ter se dedicado a produtos economicamente mais rentáveis. O desmatamento de vastas áreas para o cultivo de várias culturas acelerou a proliferação de pragas que se alimentam desses cultivos como a lagarta da soja, o besouro bicudo do algodão. Para se combater essas e outras diversas pragas que atacavam os cultivares os produtores investiram no uso intensivo de agrotóxicos, fungicidas, herbicidas e inseticidas sem se levar em conta o fato de que, quanto mais se usa esses insumos, mais as pragas tendem a se tornar resistentes, demandando cada vez mais o uso de agrotóxicos. O uso inconsciente desses insumos ainda provocou a contaminação de solos, rios, animais e por consequência, de todo o ecossistema. Ainda pode ser observado outro problema quanto a irrigação, que se usada de maneira errada, nos moldes da Revolução Verde, altera todo o ciclo hidrológico natural.
Segurança Alimentar Mundial:
Segundo um artigo de Luís Guilherme Barrucho, existem três caminhos vitais a serem seguidos para alimentar a população do planeta nos próximos anos. O primeiro caminho listado trata da modernização das lavouras e a adoção da agricultura de precisão. O segundo caminho trata do uso da biotecnologia para o melhoramento de sementes para o aumento da produtividade ou desenvolvimento de resistência das mesmas à determinadas pragas. O terceiro caminho visa a expansão da fronteira agrícola, que em alguns países da Europa já está próxima de seus