Escravidão
A escravidão inseriu-se no Brasil juntamente com a chegada dos portugueses á “Terra de Vera Cruz”, utilizavam da mão de obriga barata e ingênua dos índios até descobrirem maquinas mais eficientes “os negros” que viveram por anos uma vida de tristeza dor, carregando nas costas o fardo e o orgulho de descenderem desse povo tão e forte batalhador porém infeliz
E então finalmente em 13 de maio de 1888 foi assinada a lei áurea pela Princesa Isabel pondo fim a escravidão no Brasil; Idealizava-se um começo do fim que por anos a fio sacrificou inúmeros seres humanos. Porém o fim não está nem perto disso, até hoje, em pleno século XXI, o Brasil continua a sofrer a vergonha internacional do desrespeito à dignidade humana, a escravatura não deixou de existir. Mais incrível ainda é o fato de centenas de milhões de pessoas levarem vidas sem o mínimo respeito sem terem a oportunidade de respirarem livres, tranquilas, lutam dia e noite com um nível de oportunidades pouco superior ao dos escravos. Muitas vezes, os mais pobres sacrificam a sua dignidade, os seus filhos, e até os seus corpos, a um mercado global capitalista e desordenado. Como já dizia um renomado escritor "Há homens que lutam por um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são melhores; há outros, ainda que lutam por muitos anos e são muito bons; há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são os imprescindíveis."
Nos dias de hoje quem descende de negro ou índio ainda encara inúmeros preconceitos, percorrem uma caminhada nada fácil, muitas vezes aceitando insultos morais e verbais, estes que lutam sozinhos ou com suas famílias são as pessoas que tiveram sua origem na raça mais importante da história do nosso país, aquela que fez o trabalho pesado,que mostrou força e garra. Se estamos em um nível de desenvolvimento razoavelmente bom devemos aos negros e índios do passado, tudo que eles sofreram e lutaram no príncipio, hoje faz o Brasil rico que vivemos.