Escravas
Centro de Artes Humanidades de Letras
Discente: Ednalva Nunes Cerqueira
Docente: Paulo de Jesus
Disciplina: Historia da Bahia
PALAVRA CHAVE: Escrava
1- TEMA......................................................................................1
2- PROBLEMA. ..........................................................................1
3- OBJETIVOS............................................................................2
4- JUSTIFICATIVA......................................................................3
5- BIBLIOGRAFIA........................................................................4
2-Problema
Esta pesquisa pretende analisar, os principais elementos que envolvem a venda de escravas na Idade D’Ouro, nos anos de 1910-1923.
3-OBJETIVOS:
Analisar as diferentes formas em que os jornais do período de 1810-1823 dentro da Idade D’ Ouro, editavam seus informes indicando aos leitores onde encontrar escravas para compras e definindo inclusive características físicas, etnia, assim como seus dotes laborais: engomadeira, doceira, ama de leite, cozinheira, lavadeira e outros.
4-JUSTIFICATIVA:
O presente texto é uma pesquisa realizada na Hemeroteca digital, Jornal Idade D’ Ouro que investiga os anúncios de vendas de escravas noticiado no Jornal Gazeta de Salvador na Bahia. É de natureza desse trabalho entender como eram noticiados tais anúncios e como o Jornal se posicionava diante desses acontecimentos.
Desenvolvimento
A presente pesquisa versa sobres os anúncios vendas de escravas no Brasil, no período da Idade D’Ouro nos remetem a não observância dos Direitos universais da condição humana e em especial quando se trata de gênero, o que nos/me leva a refletir sobre a condição em que a mulher escrava estava submetida nesse período, a qual era negociada por comerciantes como: objeto e mercadorias fossem de forma singular e especifica na cidade Salvador na Bahia. Sendo a escravidão do