Escopolamina ( buscopam )
ESCOPOLAMINA
SOUSA-PB
2012
Mecanismo de Ação
A escopolamina exerce atividade espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, das vias biliares e do trato geniturinário. A escopolamina pertence aos compostos de amônio quaternário, não atravessando a barreira hematencefálica. Deste modo, não produz efeitos colaterais anticolinérgicos no nível do sistema nervoso central. A ação anticolinérgica periférica resulta de uma ação bloqueadora sobre os gânglios intramurais das vísceras ocas, assim como de uma atividade antimuscarínica. Após administração endovenosa e oral, a escopolamina se encontra no tecido do trato gastrintestinal, no fígado e nos rins. Após administração endovenosa, a substância é rapidamente eliminada do plasma, durante os primeiros 10 minutos, com um semiperiodo de 2 a 3 minutos, o que reflete a alta afinidade do fármaco com tecido.
Farmacocinética
A escopolamina apresenta pouca ligação às proteínas plasmáticas, distribuindo-se rapidamente. Seu efeito após administração parenteral é observado em cerca de 30 minutos e a duração é de 4 a 6 horas.
A escopolamina sofre biotransformação hepática e dissocia-se no ácido trópico e sua porção hidrolisada, sendo quase que totalmente, excretada na urina, após 12 horas.
Foram encontrados traços do fármaco no leite materno, sendo observado também, que a escopolamina atravessa a barreira hematoencefalica e placentária.
Nome de Referência
BUSCOPAN
GOTAS COMPRIMIDOS
Obs.: existem também o
Nomes Similares
Formas Farmacêuticas
Drágeas: caixa com 20 comprimidos revestidos
Gotas: frasco com 20 ml
Solução injetável: embalagem com cinco ampolas
Usos Clínicos
A escopolamina é um medicamento que promove alivio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal (na região da barriga). A escopolamina começa a funcionar sobre