Farmacologia 2 Prova Completo At Antidepressivos
Drogas que combatem a ação adrenérgica -> bloqueadores α adrenérgicos.
Haloalquilaminas -> realiza bloqueio não competitivo (inutiliza receptores adrenérgicos, é irreversível, modificam a composição do receptor). São os mais tradicionais bloqueadores adrenergicos, agem com maior efeito em α1 do que α2 e de forma não competitiva ocupando e destruindo os receptores. Podem provocar hipotensão ortostática e por isso seu uso clinico é impraticável. Exemplo: Fenoxibenzamina; usada para tratar feocromocitoma (tumor da medula adrenal), inutiliza irreversivelmente o receptor adrenérgico.
Imidazolonas -> fentolamina, bloqueio competitivo (efeitos mais leves e reversíveis) e relativamente fugaz. Fentolamina: age tanto em α1 quanto em α2, é usado em pacientes com diagnostico de feocromocitoma e é um potente bloqueador α adrenérgico = combate a hipertensão. Prazosina: inibidor α1 Doxazosina: α1 Terazosina Tansulosina: para HPB, bloqueador α1, relaxa mm. Genitourinário,bom para pacientes com cálculos renal.
Alcaloides do Ergot -> Ergotamina (Ergotismo) é produzido por fungos, são substâncias encontradas em pessoas que trabalham em lavouras, leva a isquemia dos dedos. A Ergotamina não possui uma explicação precisa para os seus efeitos anti-adrenérgicos. Ergotismo: os “bolores” (de pão) possuem vários alcalóides que causam excitação do SNC – alucinações. Alcalóides do Ergot tem efeito vasoconstritor por ação agonista parcial (uso limitado), eles provocam vasoconstrição nos vasos periféricos. Essa vasoconstrição pode ser tão intensa que as vezes leva a necrose de extremidades em pacientes com vasculopatias. Obs: Para tratar cólica renal se dá escopolamina (buscopan – parecido com a atropina), pois relaxa o tônus do ureter e o cálculo passa com maior facilidade. Não se dá morfina (opioide) porque constringe o ureter.
DROGAS BLOQUEADORAS α ADRENERGICAS
Prazosina -> É um exemplo de drogas do tipo