Escopo
1-Introdução:
A Internet hoje em dia é facilmente acessível, com isso, as pessoas tem acesso à informação rapidamente. Por causa dessa facilidade muitas empresas que eram acostumadas com fluxo de informação majoritária unidirecional estão perdendo seu espaço.
A Internet foi criada para fins militares com uma rede pouco vulnerável à ataques. Com o tempo foi aprimorada por pesquisadores para os usuários comuns.
De acordo com Manuel Castells “a cultura dos produtores da Internet moldou o meio. Essas pessoas foram seus primeiros usuários. A cultura da internet é a cultura dos criadores da Internet”. Esses pesquisadores trouxeram a cultura hacker na internet.
2-A cultura Hacker e a construção da Internet
A universidade norte-americana do MIT deu origem a ética hacker na década de 60, no intuito de compartilhar informações entre as pessoas.
De acordo com Steven Levy, os princípios da ética hacker são:
- A informação deve ser livre;
- Desconfie das autoridades e promova descentralização;
- Julgue as pessoas pela que elas criam e não por suas credenciais;
- O acesso aos computadores deve ser ilimitado;
- As pessoas podem criar arte e beleza com os computadores;
- Os computadores podem mudar a vida e o mundo para melhor.
O surgimento da Internet foi fundamental para a evolução da cultura hacker. Foram os hackers que aperfeiçoaram a Internet, possibilitando que as pessoas utilizassem-na livremente.
A Internet é formada por 4 camadas (3 lógicas e 1 física) que funcionam independe uma das outras. A camada física é operada pelas empresas de Telecom e TV a cabo, não interferiam nos fluxos de pacotes das camadas lógicas.
Já ouve inúmeras tentativas de criar redes privadas, mas elas foram esmagadas por uma rede construída por pesquisadores e cientistas da computação.
Talvez um dia a Internet não seja livre como é hoje, existem movimentos querendo regula-la.
3- Legislando a neutralidade de