Escopo 04 05 11 17 20
1º Período
Teoria da Administração
Gressiqueli Buosi
Escopo:
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 11
Capítulo 17
Capítulo 20
Aluno: Ariel Rogério Valentim
Junho de 2015
Capítulo 4
Análise dos termos: Ciência, Teoria Organizacional e seus Aspectos
Objetivos Específicos
Compreender melhor a distinção dos conceitos de Ciência Pura e Ciência Aplicada;
Identificar os pressupostos subjacentes às Ciências Aplicadas;
Clarificar o conceito de Teoria e compreender as diferenças entre Abordagem Indutiva e Dedutiva;
Ter clareza do significado dos conceitos de Organização, Foco e objeto de estudo das Teorias Organizacionais;
Saber como os autores Max Weber e Chester Barnard conceituam o fenômeno Organização, base utilizada pelos autores mais modernos em suas próprias definições.
Justificava
O estudo desse capítulo permite conhecer certos conceitos fundamentais que servirão de base para um estudante do curso de Administração compreender, futuramente, conceitos mais profundos de disciplinas técnicas específicas, onde mostrará, realmente, o “como fazer” das Ciências Administrativas.
Situação Problemática
Um exemplo de aplicação do conteúdo do Capítulo 4 em uma situação real de dificuldade é, por exemplo, um país onde sejam detectados salários aviltantes (comparados internacionalmente), governadores corruptos, forças armadas enfraquecidas e outras falhas na gestão. Além de se conseguir melhorar essas situações através dos conselhos administrativos presentes no capítulo, é possível, também, organizar, de uma forma mais adequada, as informações sobre este país usando o conceito básico de Teoria, facilitando a procura de uma solução para o problema.
Aplicando os conceitos de Organização evidenciados no texto, além de resolver situações onde surgem problemas, é possível, também, evitar o acontecimento dessas situações.
Hipótese
Uma gerência efetiva é resultado de um entendimento enriquecido sobre os conceitos