Beleza 1
Estrutura e anatomia dos cabelos
Aluna – Isabela Thamiris M Souza
O fio de cabelo é um pelo que possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, com algumas diferenças. É um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos.
Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.
Cutícula
É uma camada protetora externa que recobre o córtex de cada fio de cabelo humano e é responsável por seu brilho e textura. Uma cutícula em estado normal é suave, permite o reflexo da luz e limita a fricção entre os fios capilares.
Ela é composta de 6 a 8 camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à agua, que age como um hidratante condicionador natural. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo.
O secador, a prancha e o babyliss, são grandes agressores a cutícula pois o calor excessivo e a fricção constante rompem a proteção da cutícula e causam danos sérios às células dos fios.
Córtex
O córtex é muito importante, pois é responsável pela forma, tamanho, cor, resistência, elasticidade, e umidade dos fios. Ele tem uma grande resistência, mas como a cutícula ele tem é prejudicado pelos vilões do dia a dia, secador, prancha, química e afins. Por ser uma camada mais interna, quando danificado pode romper a capacidade de manter a umidade dos fios deixando o cabelo ressecado e frágil.
Medula
A medula é a parte centrar do cabelo, porém não tem uma função específica até o momento, pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa.
Cor do cabelo
O mesmo pigmento da pela é que da coloração ao fio do cabelo, melanina. Ela é produzida no interior do folículo de cabelo e se distribui ao longo do fio, nem sempre uniformemente, causando as "mechas naturais". A eumelanina é responsável pelos pigmentos pretos e castanhos escuros. A feomelanina, que forma quase exclusivamente o cabelo ruivo. A mescla dos dois e a menor quantidade dos mesmos causa os cabelos castanhos