Escolas Te Ricas
São estudos sobre a comunicação social que envolve filosofia, sociologia e psicologia, visando à compreensão do papel da comunicação em seu meio social, ou seja, seu efeito nos meios políticos, sociais, econômicos e tecnológicos.
Os estudos se iniciaram a partir do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa no período entre guerras, época na qual também surgiu a primeira teoria, a Hipodérmica.
Durante os anos esse conceito sofreu diversas alterações, passando por varias teorias até chegar a sua atual forma.
Teoria Hipodérmica: Tem como foco dos estudos o efeito individual das mensagens enviadas pela mídia, porém logo se percebeu que esse método não é suficiente para entender como a sociedade é atingida. Dessa forma, passaram a valorizar mais o processo de escolha, geração e divulgação das informações transmitidas, pois a qualidade do que é divulgado afeta na interpretação do receptor.
Teoria de Lasswell: Modelo criado por Harold Lasswell era baseado na Teoria de Hipodérmica, porém apontava seus erros. A ideia central era de que para a mensagem ser dada como clara e completa era necessária responder a cinco questões cruciais: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”.
Teoria da Persuasão: Diferente da hipodérmica, não é uma teoria de dominação ou manipulação e sim de persuasão, pois defende que o indivíduo tende a se interessar por informações referentes a seu meio cultural e político e que defendam seu ponto de vista, dessa forma, ela estuda o psicológico.
Teoria Empírica de Campo (Teoria de efeitos Limitados): Baseia-se em aspectos sociológicos e defende que a mídia influencia a sociedade até certo ponto onde entra em conflito com o juízo pessoal de cada indivíduo, servindo apenas como instrumento de persuasão. Como a mensagem passa por diversos julgamentos de caráter sociológico quando chega ao receptor, dessa forma, seu efeito varia de pessoa para pessoa.
Teoria Funcionalista: