Escolas pedagógicas
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
CURSO: BIOLOGIA I
COMPONENTE CURRICULAR: PRÁTICA PEDAGÓGICA I SEMENTRE: 2012.2
PROFESSORA: MARLI NERI DA SILVA
INDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:
Isabella Campos Azevedo
TEMA:
Educação
IDENTIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:
LIBÂNEO, José Carlos. Os significados da educação, Modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. In: LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? – 4 ed. – São Paulo, Cortez, 2001 (Cap. III)
APRESENTAÇÃO DAS IDEIAS Segundo Libâneo a educação é uma mistura de elementos ideológicos, legais, religiosos, dominantes no ambiente sociocultural, a educação é um acontecimento sempre em transformação, abrange o conjunto das influências do meio social e natural que afetam o desenvolvimento do homem na sua relação ativa com o meio social.
O conceito da educação A educação é uma sequência de ações que buscam adaptar indivíduos ou grupos ao contexto social que seria a família, a Igreja, a fábrica e outros segmentos sociais, ou seja, a educação tende a ser adaptadora, buscando envolver indivíduos a prática e reprodução da vida social e que com isso os indivíduos possam dar continuidade da vida social.
Significado etmológico:
Educare: alimentar, cuidar, criar, referindo tanto as plantas, aos animais, como às crianças.
Educere: tirar para fora de, conduzir para, modificar um estado. (p.64)
Segundo minidicionário da língua portuguesa (XIMENES, Sérgio) educação é: Ação ou efeito de educar (-se); Ensino, instrução; Desenvolvimento das capacidades humanas, visando a interação social (...)
Algumas definições clássicas de educação As concepções naturalistas pregam que a educação tem que se adaptar a natureza biológica e psicológica que cada criança carrega em si e revelar o que já existe dentro de cada indivíduo. Nas concepções pragmáticas a educação tem como objetivo adaptar o indivíduo no meio social. Já as concepções espiritualistas