Conceitos Básicos - Lógica Programação
Nesta resumo estudaremos Lógica de Programação e, para isto, é importante ter uma visão geral do processo de desenvolvimento de programas (softwares), visto que o objetivo final é ter um bom embasamento para a prática da programação de computadores [MAR03].
Para o desenvolvimento de qualquer programa, deve-se seguir basicamente as seguintes etapas, conhecidas como Ciclo de Vida do Sistema [BUF03]:
1) Estudo da Viabilidade (Estudos Iniciais)
2) Análise detalhada do sistema (Projeto Lógico)
3) Projeto preliminar do sistema (Projeto Físico)
4) Projeto detalhado do sistema (Algoritmos)
5) Implementação ou Codificação do sistema (na Linguagem de Programação escolhida)
6) Testes do sistema
7) Instalação e Manutenção do sistema
No desenvolvimento de um sistema, quanto mais tarde um erro é detectado, mais dinheiro e tempo se gasta para repará-lo. Assim, a responsabilidade do programador é maior na criação dos algoritmos do que na sua própria implementação, pois quando bem projetados não se perde tempo tendo que refazê-los, reimplantá-los e retestá-los, assegurando assim um final feliz e no prazo previsto para o projeto [BUF03].
Pode-se encontrar na literatura em informática várias formas de representação das etapas que compõem o ciclo de vida de um sistema. Essas formas de representação podem variar tanto na quantidade de etapas quanto nas atividades a serem realizadas em cada fase [MAR03].
Como pode-se observar, nesse exemplo de ciclo de vida de um sistema (com sete fases) apresentado acima, os algoritmos fazem parte da quarta etapa do desenvolvimento de um programa.
Na verdade, os algoritmos estão presentes no nosso dia-a-dia sem que saibamos, pois uma receita culinária, as instruções de uso de um equipamento ou as indicações de um instrutor sobre como estacionar um carro, por exemplo, nada mais são do que algoritmos.
Um algoritmo pode ser definido como um conjunto de regras