escolares
A primeira das três principais teorias foi criada por Thomas Robert Malthus e publicada em 1798. A principal característica dela era do pessimismo em relação ao futuro da humanidade.
Para Malthus, o crescimento da população se daria através de uma Projeção Geométrica (2, 4, 8, 16, 32...), enquanto a produção de alimentos, em escala mundial, se daria através de uma Projeção Aritmética (2, 4, 6, 8, 10...).
Segundo as ideias de Malthus, em um pequeno período de tempo a população ficaria grande demais e a produção agrícola não supriria as necessidades por ela imposta. Sendo assim, o mundo passaria por diversos problemas como fome, miséria, doenças, entre outros malefícios, o que levaria o planeta a uma grande catástrofe.
Para livrar o planeta do que ele considerava um futuro apocalíptico, Malthus propunha uma solução: a abstinência sexual, chamada por ele como "sujeição moral", diminuindo consideravelmente a taxa de filhos por casal.
Porém, Malthus não tinha conhecimento que, algumas décadas depois da publicação da teoria, o mundo passaria por muitos processos de mecanização da agricultura, o que aumentaria consideravelmente a produção agrícola. A Revolução Tecnológica que aconteceu mais algumas décadas depois sepultaria quase totalmente a Teoria de Malthus.
TEORIA NEOMALTHUSIANA
Criada na década de 1920, porém tomando força somente após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), esta teoria reavivava o pensamento de Malthus. Para os neomalthusianos, o subdesenvolvimento e a pobreza eram fatores provocados pelas altas taxas de natalidade da população. Ou seja, um país era pobre por conta do grande crescimento demográfico que apresentava.
A partir deste ponto de vista, muitos países do mundo subdesenvolvido começaram a adotar incentivos para a diminuição de filhos por casal, entre os métodos aplicados, alguns continuam até os dias atuais, como a distribuição de preservativos de forma gratuita, esterilização em massa e permissão do uso de