escolar
Pintor, escultor e importante teórico do Futurismo . Forma-se em Roma, junto com Gino Severini, no ateliê de Giacomo Balla, nos primeiros anos do século. Aprendendo a pintura neoimpressionista , torna-se um mestre menor do divisionismo italiano de Segantini e Balla.
Fixa-se em Milão em 1908, e no ano seguinte, adere ao Futurismo na primeira hora, com os pintores italianos Giacomo Balla, Carlo Carrà e Luigi Russolo, pouco depois do "Primeiro Manifesto Fundador do Futurismo", de 1909. Contribui para os manifestos dos Pintores Futuristas e para o "Técnico da Pintura Futurista", publicados em 1910 e 1911.
A sensação dinâmica é o principal valor de sua arte. A ação se traduz na pintura pela prática das técnicas neoimpressionistas, associadas aos princípios cubistas, particularmente depois de seu contato, em Paris, com Picasso e outros desse grupo (1912). Sua pintura aborda temas políticos-anarquistas, cenas de grande movimentação de figuras em tensão dinâmica e mesmo composições quase abstratas, articuladas pelas linhas-força. É inovador na escultura, na medida em que rompe com a tradição de Rodin e procura solucionar todos os aspectos da forma dinâmica na linguagem tridimensional.
. Obra: Os aumentos da Cidade, 1910. Esta pintura é considerada por alguns como uma pintura futurista por excelência devido à sua representação de dinamismo, velocidade e movimento.
CUBISMO: Pablo Picasso
Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê. Co-criador do Cubismo, ao lado de Georges Braque, no qual o visível era geometricamente