escolar
Atividade Avaliativa de Topografia 2
Curso tec . Mineração
Escola tec . Imperador
Aluno : Claudio Costa
SRTM - Shuttle Radar Topography Mission
A National Imagery and Mapping Agency (NIMA) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA) foram as instituições responsáveis pela missão SRTM. Os dados de radar foram coletados no período de 11 a 22 de fevereiro de 2000 (durante 11 dias), a bordo da nave espacial Endeavour. Nesse período, a nave realizou 16 órbitas diárias na Terra, o que correspondeu a 176 órbitas durante toda a missão. O propósito da missão SRTM foi atuar na produção de um banco de dados digitais para todo o planeta, necessários na elaboração de um Modelo Digital de Elevação (MDE) das terras continentais. Os dados foram produzidos para a região do planeta posicionada entre os paralelos 56ºS e 60ºN. O método de coleta dos dados do SRTM é conhecido como interferometria SAR. Por esse método, duas antenas SAR coletaram dados de radar separadas por um braço extensor de 60 metros e para geração de dados topográficos foi utilizado software interferométrico. Os dados são distribuídos em formato raster pelo EROS Data Center, controlado pelo United States Geological Survey (USGS) e podem ser acessados em formato HGT, com resolução radiométrica de 16 bits. Os MDEs são organizados em tiles de 1ºx1º e oferecem 30 m de resolução vertical para os Estados Unidos e 90 m de resolução vertical para as outras localidades.
Pesquisa na Embrapa Monitoramento por Satélite
Coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, o Projeto “Brasil em Relevo” publicou de forma inédita mosaicos do SRTM para análise de paisagens de todo o Brasil.
A Missão Topográfica Radar Shuttle (acrónimo em inglês SRTM) é uma missão espacial para obter um modelo digital do terreno da zona da Terra