escola
PEDAGOGIA 5°B
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGO
MANAUS-AM
2008
ELIZABETH ROLIM DE CASTRO
ISA MARIA
JACINEIDE PINTO
RENILDA NEVES
A ESCOLA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGO
Trabalho apresentado a Faculdade SALESIANA DOM BOSCO, como requisito parcial da disciplina Fundamentos da Educação Infantil, ministrada pela professora Joana Grana.
MANAUS-AM
2008
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGO
O filme a Escola é um Show vem mostrar a importância de o educador estar preparado para assumir a sala de aula. A história deixa claro que o professor não estava em condições de construir um espaço de diálogo junto aos alunos, mas que logo adquiriu experiência.
Sabemos que desde o século XIII, o reconhecimento da infância vem ocorrendo. O espaço de a criança estabelecer criticidade era negado. A infância não existia, ou seja, a criança não tinha uma posição social. Hoje enquanto formadores temos que estabelecer uma relação próxima com os alunos. Por isso é que o professor precisa ter uma preparação docente, principalmente quando vai trabalhar com a criança, a responsabilidade aumenta.
No filme a falta de segurança por parte do professor, logo era percebido pelos alunos. Que riam e achavam engraçado um professor tão desajeitado e sem postura. Mas logo disseram para que o professor não se preocupasse que juntos iam superar as barreiras em busca de novos aprendizados. Segundo (Freire 2006) quem ensina, ensina ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender, ou seja, o professor deve estar aberto a construir junto dos alunos novos caminhos, em busca de sua própria identidade.
É neste sentido que começa a relação de aprendizagem para que o aluno construa um currículo novo em busca de preparação para a cidadania.
A partir da conversa entre