Escola
Essas tensões provocaram rupturas no equilíbrio europeu, impossíveis de serem contornadas pela via diplomática. Isso levou os europeus a desencadearem uma corrida armamentista, resultando no primeiro conflito em escala mundial “a primeira guerra mundial”.
Consequências geopolíticas do imperialismo.
. Desenvolvimento do capitalismo e enriquecimento da burguesia
. Guerras entre os países europeu
. Exploração das populações e regiões afras- asiáticas
Agora vejamos o que é o cientificismo. è a doutrina filosófica que considera definitivos os conhecimentos científicos. Filosofia que nega a importância dos problemas que estão fora do alcance da investigação científica.
Quanto ao evolucionismo, é um dos "dogmas" da mentalidade moderna. Ele extrapolou o campo puramente biológico, e é aplicado a tudo: nada mais é considerado estável, pois que se crê que tudo evolui. Neste sentido, a crença no evolucionismo pode ser apontada como uma das causas do relativismo triunfante em nossos dias. Não haveria nenhum valor absoluto. Nem verdade, nem moral, nem beleza, nem religião, nem dogmas, nada teria estabilidade, pois que tudo estaria sob a lei da evolução, esta sim, tomada como sendo absoluta.
E o que seria o racialismo?
Trata-se da questão de criar um termo bem diferenciado da palavra racismo, permitindo, de acordo com seus promotores, não fazer confusão entre:
* uma definição arbitrária e eventualmente útil de raças humanas, por um lado;
* qualquer idéia de conseqüências e eventuais medidas a serem tomadas (superioridade desta ou daquela raça sobre uma outra, de maneira geral ou num campo específico; implicações políticas, a favor ou contra a miscigenação, etc), por outro lado.
As abordagens quanto ao termo são bastante divergentes:
* alguns consideram o racialismo como um