Escola Reflexiva nos paradigmas organizacionais
Isabel Alarção
Capítulo I
PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, Formação Continuada e Reflexão
A ESCOLA HOJE
A escola de hoje precisa adequar-se as necessidades da sociedade é necessário estar mais aberta ao diálogo com as necessidades da sociedade e com outras instituições.
A educação deve ser na prática o que é na teoria, Fonte de desenvolvimento humano, cultural e econômico. Tanto a escola como o professor tem papel fundamental.
Estamos vivendo uma crise de confiança nos profissionais de educação recém- formados, como se a formação acadêmica que é dada de pouco lhes servisse para resolver os problemas com que se deram, pesar da evolução científica e tecnológica dos dias de hoje.
A crença na aplicação de conhecimentos científicos não nos deixa ver , de uma maneira criativa e com os recursos que dispõem, a solução para os problemas. Sentem-se perdidos e impotentes para resolver . “ É a síndrome de se sentir atirados às feras, numa situação de salve-se quem puder”
A escola existe num espaço físico, e como são nossas escolas: Existem apenas salas de aulas? Há espaço de convívio? Há locais que possibilitem a aprendizagem cooperativa e autônoma? A escola é acolhedora?
A escola além de espaço físico deve ser um contexto de trabalho para o aluno que é a aprendizagem e para o professor, a multiplicidade de sua funções, pois não há aprendizagem sem esforço.
Cabe lembrar Paulo Freire “ estudar, implica a formação de uma disciplina rigorosa que forjamos em nós mesmos, em nosso corpo consciente”
A escola é também um tempo que não volta, não pode ser desperdiçado. Tempo de desenvolver e utilizar capacidades fundamentais para a aprendizagem ao longo da vida, de memorização, observação, comparação, raciocínio, comunicação, expressão e risco. A escola tem a função de preparar cidadãos, ela é a própria vida um local de vivência da cidadania.
COMO SE ORGANIZA A ESCOLA PARA CUMPRIR ESSAS