escola para todos: diversidade cultural
RESUMO
Com a diversidade cultural presente na escola, um sistema educacional deve oferecer um ensino pautado na igualdade e respeito às características individuais, sejam elas advindas de habilidades intelectuais, cultural, étnica, religiosa, gênero, ou qualquer outro aspecto que o diferencie. Diante de tais questões, este trabalho tem como objetivo analisar a diversidade cultural presente nas escolas destacando a Educação de Jovens e Adultos e verificar a existência de propostas de atendimento a esta diversidade. A pesquisa apresenta-se em estudo bibliográfico, contribuindo para um entendimento de questões referentes ao tema abordado sob os olhares de diversos autores, tais como Freire (1979); Gadotti (1992); Morin (2001); Kreutz (2007) entre outros que contribuíram para aprofundamento no assunto e conclusão de que a diversidade cultural deve ser abordada com maior intensidade nos contextos educativos, visando a superação de preconceitos existentes na sociedade atual.
PALAVRAS-CHAVE: Ações Pedagógicas. Diversidade Cultural. Educação de jovens e adultos.
INTRODUÇÃO
A responsabilidade da escola atualmente é preparar o aluno para uma visão ordenada do mundo, onde ele possa encontrar o seu lugar visto que a sociedade sempre se encontra em processo de transformação. Como um dos resultados deste processo é a presença da diversidade em todos os espaços da sociedade e, um destes espaços é a escola.
Desta forma percebe-se a função da educação no processo de formação de valores e limites pessoais no sentido de abrir discussões, oferecendo espaço para reflexões e questionamentos sobre posturas, crenças a respeito de relacionamentos e comportamentos sociais, tendo em vista uma convivência respeitosa tanto no contexto escolar quanto na sociedade em geral.
Convém lembrar que, embora o ensino se desenvolva dentro de quatro paredes de uma classe, sofre a infiltração de inúmeras influências externas e