Escola naútica de sagros
Situa-se nas montanhas e planícies costeiras, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Foi destruída principalmente para ceder lugar às plantações de banana e cana-de-açúcar. Formada por árvores de grande porte.
MATA ARAUCÁRIA
Predomina o pinheiro do Paraná, estão presentes outras espécies coníferas, samambaias e gramíneas. A mata de araucária está adaptada a regiões de alta pluviosidade e temperaturas moderadas; estão praticamente extintas, cobriram uma grande porção dos Estados do Paraná e Santa Catarina, e partes do Rio Grande do Sul e São Paulo.
CAMPOS
Cerrados: encontrados principalmente em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás. A vegetação é esparsa, as árvores tem casca grossa e troncos retorcidos. As regiões são quentes e com índices de chuvas relativamente elevados.
Pampas: Rio Grande do Sul predominam as gramíneas; condições propícias para a criação de gado.
CAATINGA
Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, e pelo norte de Minas Gerais. Apresenta árvores baixas e arbustos que perdem as folhas nas estações secas.
MATAS DE COCAIS OU BABAÇUAIS
Partes do Estado do Maranhão e Piauí. Predomina a palmeira conhecida como babaçu. A pluviosidade é elevada e a temperatura é amena
PANTANAL MATO GROSSENSE
Ocupa o oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estende-se ainda pelo Paraguai, Bolívia e Argentina, onde é conhecida pelo nome de chaco.
É uma vasta planície de inundação, cortada por inúmeros cursos de água.Os rios extravasam os leitos e inundam vastas áreas de planícies.
REGIÕES FAUNÍSTICAS OU ZOOGEGRÁFICAS
Existem 6 regiões biogeográficas
· Neártica: América do Norte, desde o norte do México até a Groelândia
Bois almiscarados, lemingues, caribus, cabras, coiotes, gambás, bisões, furões, linces, lebres, aves, diversos (falcões, cotovias, corujas e outras) , inúmeros répteis.
·