Estequiometria
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Curso: Licenciatura em Química
Disciplina – Fundamentos de Química I
ESTEQUIOMETRIA
Estequiometria
Grego Stoicheion (estequio) - elemento ou substância metron (medida)
Medida de uma substância
Definição – é o cálculo das quantidades de reagentes e produtos que participam de uma reação química. É como se determina as fórmulas químicas e como se utilizam as equações químicas nos cálculo das quantidades exatas de reagentes que se devem misturar para que uma ocorra reação completa – uma reação na qual não há excesso de nenhum reagente.
• Aplicação – Indústria. É por meio de cálculos estequiométricos que se pode estimar as quantidades de cada reagente participante de uma reação e prever a quantidade de um dado a ser obtido. • As indústrias podem prever custos e rendimentos de seus produtos, antes mesmo de serem produzidos em escala piloto em laboratório.
• Essas quantidades podem ser expressas em:
Massa
Volume
Quantidade de Matéria
Número de átomos e moléculas
Teoria Atômica de Dalton
O átomo poderia ser considerado como uma esfera sólida e contínua, indivisível e indestrutível.
Acreditando nas lei da Conservação da Massa e da
Composição Definida, propôs uma teoria que explicava outras generalizações químicas.
Ressuscitou o conceito grego da existência dos átomos e foi capaz de sustentar esse conceito com evidências experimentais. Sua teoria explicou com sucesso porque conservada nas reações químicas.
a massa é
A lei da composição definida também é explicada com sucesso, se cada composto é caracterizado por proporções fixas entre os números de átomos de seus elementos componentes e de cada átomo de um dado elemento tem a mesma massa, então a composição de cada composto dever ser sempre a mesma.
Leis Ponderais
São as leis fundamentais da estequiometria
Até fins do século XVIII, a química constituía uma ciência natural