ESCOLA MAESTRO VILLA LOBOS
VELOCIDADE
Integrantes: Ana Luiza Amorim; Felipe Stefano;Isabella Santos; Layla Seabra;Luan Moreira; Luiza Isabela;Milena Evelyn.
Turma: 203
Ed. Física
Belo horizonte 2015
INTROUÇÃO O nosso trabalho tem como tema principal a velocidade e o seu objetivo é mostra as diversas modalidades que tem como base a velocidade.
A palavra velocidade em si tem diversas aplicações, como por exemplo, a aplicação na física, mas o objetivo do trabalho é mostra a aplicação da velocidade na parte esportiva. Mostrando quais são os esportes mais conhecidos que tem como base a velocidade e também os homens mais rápidos do mundo.
Esta organizado em quatro partes, sendo que a primeira mostra a velocidade na teoria, a segunda mostra os fatores que atrapalham a velocidade em uma pessoa, o terceiro mostra os principais esportes que tem como base a velocidade e por ultimo, a quarta parte mostra os atletas mais rápidos do mundo.
DESENVOLVIMENTO
1 Na teoria
Segundo GOMES TUBINO (1977) a melhor definição de velocidade é a do belga FAUCONNIER que diz que a velocidade é “a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve” isto é a capacidade que nosso organismo possui de executar ações motoras no menor tempo possível. GOMES classifica velocidade em três tipos diferentes, são eles a velocidade de Reação, velocidade de deslocamento e velocidade de movimento dos membros.
1.1 VELOCIDADE DE REAÇÃO
De acordo com GOMES: “entendemos por velocidade de reação o tempo requerido para ser iniciada uma resposta a um estimulo especifico.” Isto é, capacidade de reagir a um estimula o mais rápido possível. Por exemplo, um velocista ao arrancarem dos blocos numa corrida de 100 ou 200 metros plano.
1.2 VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO
Na visão