NA O APAGUE
Nome: Gabriel de Oliveira Amorim
Professor: Sidnei
Resenha:
A Idade Média
A Idade Média surgiu no século XVI. Certos artistas e pensadores consideravam aquele período violento, de atraso técnico e cultural. Mas, ao contrário desses pensamentos negativos que foram constituídos desse período, na Idade Média também houveram muitas realizações culturais e artísticas. As invasões germânicas no Império Romano
Por volta do século III, o Império Romano começou um prolongado período de crise. Os romanos pararam de fazer guerras de conquista, e com isso ocorreu a diminuição da mão de obra escrava, o aumento de impostos, revoltas sociais, alto preço de alimentos, entre outros problemas causados pelo fim das guerras de conquista. Com essa fragilidade, povos germânicos vindos do norte e do leste começaram ainvadir o império. Tentando barrar a queda de Roma, no ano 395 o Império Romano foi dividido em Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente. No século V, povos germânicos (suevos, vândalos, alanos, etc) invadiram imdiversas vezes armadas na parte ocidental do império. Essas invasões prejudicaram o comércio, e a fome se agravou. No ano 476, o imperador Rômulo Augústulo foi deposto pelos hérulos (um povo germânico), assim o Império Romano do Ocidente acabou-se. Essa data deu início a Idade Média (período que durou cerca de mil anos). Os séculos iniciais correspondem à formação e à consolidação das instituições feudais.
As tribos germânicas
As primeiras tribos germânicas que se estabeleceram nas redondezas do império não organizavam a sociedade em torno de um Estado. - Elas eram pagãs e não conheciam a escrita. Em períodos de paz, as tribos não tinham uma autoridade central. Esses povos fundaram vários reinos importantes, como por exemplo: o ostrogodo, o visigodo, o anglo-saxão e o franco.
O fortalecimento da Igreja
O cristianismo tem origem no Império Romano. No final do século IV (quem governava era o