Escola integral
Estudar o tema “escola integral” é demonstrar a importância da escola em tempo integral com ensino de qualidade; valorizar o trabalho docente, proporcionando aos mesmos, salários justos e meios para que possam executar sua tarefa em ambiente adequado e de qualidade.
Através do tempo integral nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, os educandos terão a oportunidade de ter convívio social mais digno, como a permanência na escola é maior os alunos terão atividade diversificadas, como: acesso aos esportes, dança, música, artes marciais, horários de leitura e pesquisa, teatro, projetos de alfabetização e informática. Além de uma alimentação nutritiva e balanceada, diminuindo assim a desigualdade social imposta por anos de defasagem educacional, conforme descrito no Passo a passo do Programa Mais Educação do MEC.
A escola integral é diferenciada por abranger várias áreas de aprendizagem compreendendo o ser humano em sua totalidade, permitindo que o mesmo desenvolva seu potencial e uma educação complementar. É uma educação diferenciada por abranger várias áreas de aprendizagens compreendendo o ser humano em sua totalidade, permitindo que o mesmo desenvolva seu potencial. É uma educação complementar, com atividades extracurriculares tão importantes quanto as curriculares, pois desenvolvem e permitem ao ser humano conhecer outros mundos e ampliar sua visão do mundo.
As escolas em tempo integral atendem aos alunos no contra turno, onde os professores procuram atender as necessidades das disciplinas estudadas, complementando o contra turno com a estrutura passada especificamente para o período integral, Márcia Quintada lembra no entanto, que “não dá para estabelecer um modelo padrão para todo o país. O Brasil é muito grande com localidades de características muito diferente. Para isso, cada estado e município devem implantar a educação integral de acordo com a própria realidade”. A organização curricular contempla não só os