Escola Estadual Professor Ruy Alencar
Aluno: David Monteiro Nunes
Notação Científica
Uma forma de representação numérica
Manaus- Am
2015
Aluno: David Monteiro Nunes
Notação Científica
Uma forma de representação numérica
Trabalho apresentado ao professor de física do 1o ano 04 da Escola Estadual Prof. Ruy Alencar, como recurso ava- liativo, para obtenção de nota parcial do primeiro bimestre.
Manaus – Am
2015
Índice
I. Introdução 04
II. História 05
III. Tipos de notação científica 06 a 07 Notação cientifica normalizada................................................................
Notação E...................................................................................................
Notação de engenharia.............................................................................. IV. Áreas que utilizam notação científica.......................................08
Operações com notação científica.......................................08
Conclusão.....................................09
Referencias bibliográficas..........10
4
Introdução
O homem sempre teve a necessidade de medir as coisas que o cerca. Na Antiguidade, com o início da pecuária, por exemplo, um pastor de ovelhas utilizava-se de pedras para contar a quantidade de ovelhas que possuía, hoje em dia, cientistas medem as distâncias estimadas entre a Terra e galáxias distantes e, até mesmo, medem o tamanho de células e estimam a massa de um elétron.
Medir distância entre planetas e estrelas ou estimar a massa de partículas muito pequenas, tornou-se algo muito difícil em razão da quantidade de algarismos envolvidos nos números e as unidades de medidas do sistema internacional. Com isso, cientistas encontraram uma forma de melhorar e facilitar a escrita do número. Essa nova forma de representação numérica chama-se Notação Científica.
5
História da notação científica
A primeira