INGL S
LÍNGUA INGLESA
TÉCNICAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
MANAUS/AM
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR RUY ALENCAR
ADRIANO SIZA
JENNIFER CASTRO
LADSON SILVA
MATEUS ANDRÉ
MATHEUS MARQUES
LÍNGUA INGLESA
TÉCNICAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
TRABALHO SOLICITADO PELA PROFESSORA VANESSA, DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA, PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO 1° BIMESTRE.
MANAUS/AM
2015/MAR
INTRODUÇÃO
Apesar de a Língua Inglesa ser a língua oficial do mercado internacional, que todo falante deve saber usá-la se quiser ser bem aceito (e remunerado) no mercado de trabalho, e ela é disciplina obrigatória na grade curricular das escolas brasileiras, a maior parte dos alunos, principalmente os que não frequentaram escolas de idiomas, têm dificuldade em compreender um texto em língua estrangeira. Para driblar essa situação, existem técnicas que facilitam melhor a compreensão de um texto em qualquer língua.
TÉCNICAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
O primeiro passo para se compreender um texto em outra língua é observar toda sua estrutura: títulos, subtítulos, pistas tipográficas – datas, números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou itálico, cabeçalhos, referências bibliográficas, reticências... Essas informações, parte delas não-lineares, complementam as informações contidas no texto e, observadas antecipadamente, fazem com que se tenha uma ideia melhor do o assunto em questão. A essa técnica chamamos inferência (inferir) – “adivinhar” qual o assunto do texto mediante uma leitura rápida (SKIMMING). É importante observar também as questões referentes ao texto, assim pode-se ter noção do que será cobrado na leitura e, sabendo disso previamente, será mais fácil e prático filtrar as informações dentro do texto.
O segundo passo é uma leitura minuciosa do texto à procura de informações específicas. Essa técnica chama-se scanning, que consiste em buscar