ESCOLA ESTADUAL PROF BIOLOGIA
Este trabalho tem como objetivo abordar os tipos de métodos contraceptivos, modo de utilização, mecanismos de ação, as vantagens e desvantagens e a eficácia dos mesmos. A escolha de um método contraceptivo eficaz e de confiança deve ser feita de acordo com as necessidades de um casal, que podem variar ao longo da vida, é necessário a orientação de um profissional, resguardando riscos de gravidezes indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis, sendo cada caso, um caso singular.
O QUE SÃO MÉTODOS CONTRACEPTIVOS?
Os métodos contraceptivos são os métodos ou produtos que evitam que a mulher fique grávida durante a relação sexual ou que o homem ejacule diretamente na vagina da mulher.
Cada um atua num dos diferentes processos que intervêm na fecundação: a ovulação, entrada dos espermatozoides na vagina ou a indução do embrião no útero.
O QUE SÃO ESPERMICIDAS?
Os espermicidas são cremes, supositórios, espumas ou geléias especiais colocados dentro da vagina antes da relação sexual. Eles contêm substâncias químicas que matam os espermatozoides, impedindo assim que eles fertilizem o ovócito.
Os comprimidos e óvulos demoram para dissolver, por isso devem ser colocados na vagina cerca de 15 minutos antes da relação. As geléias, cremes e espumas podem ser colocados imediatamente antes da relação.
Os espermicidas têm poucas contraindicações: o creme pode causar alergias, sensação de irritação dos órgão sexuais (em ambos sexos), além disso não previne contra doenças sexualmente transmissíveis, no entanto apenas 3% a 5% são vítimas destes efeitos secundárias.
Índice de falha: 6% a 21%
O QUE É A PÍLULA?
É um dos métodos contraceptivos mais seguros e consiste na administração de hormonas que impedem a ovulação. Funciona por meio da ingestação de um comprimido diário, preferencialmente sempre é a mesma hora, durante três semanas consecutivas, a que se seguem uma semana de repouso durante a qual haverá uma hemorragia mais ligeira do que o