Escola do Behaviorismo
2.1 Origem : O Behaviorismo nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas; tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de Comportamento (Behavior, em inglês). Interessa-se em descobrir as variáveis que controlam o comportamento e em determinar as relações precisas que existem entre elas.
A Escola Behaviorista ou Comportamental surge com Watson e segue as propostas Skinner (considerado seu mais importante exponente).
2.2 Conceitos: Define o COMPORTAMENTO como qualquer movimento observável ou mensurável feito por um organismo, incluindo movimento externos e internos e seus resultados, bem como as secreções glandulares e seus efeitos.
Skinner distinguiu duas espécies de comportamento:
a) Comportamento Respondente: uma espécie específica de resposta é eliciada por uma espécie específica de estímulo, e o estímulo sempre precede a resposta. Ex.: reflexos da salivação, da transpiração, reflexo patelar, reflexo pupilar.
O Comportamento Respondente, conforme Pavlov descobriu, pode ser CONDICIONADO, ou seja, pode-se fazer com que um novo evento elicie uma mesma resposta. Assim, se um estímulo neutro for associado, um certo número de vezes, a um estímulo eliciador, o estímulo previamente neutro irá evocar a mesma espécie de resposta (uma resposta semelhante ao REFLEXO). O novo REFLEXO, (exemplo da apresentação da carne ao cão), em que a campainha sozinha elicia a salivação é chamado REFLEXO CONDICIONADO, a campainha que elicia a resposta constitui o ESTÍMULO CONDICIONADO. O condicionamento respondente é facilmente aprendido e manifestado, por isso é usado como uma boa ferramenta em Publicidade.
b) Comportamento Operante: comportamento fortalecido ou enfraquecido por eventos posteriores à resposta. O comportamento operante é controlado por suas conseqüências. É um comportamento voluntário, inclui todos os movimentos de