Escola democrática
Por muito tempo, a educação era uma atividade que se foi desempenhada por religiosos,sendo o professor vinculado a uma imagem de uma pessoa abnegada,dedicando sua existência ao ideal da educação.
Quando a imagem do professor passou exclusivamente a ser uma tarefa feminina,o trabalho nas escolas passou a ser vítima de um preconceito. Desqualificação histórica do trabalho feminino. Segundo a essa visão equívoca, as mulheres não estavam trabalhando e sim se ocupando com as crianças. Uma situação que se prolonga até hoje.
Quem dividiu os alunos em faixa etária?
A escola moderna trouxe isso, a divisão por idade.
O caso de Fernando, um aluno repetente de 10 anos que ainda se encontra na segunda série e se encontra desajeitado no meio de crianças mais novas que ele, de 8 anos. Ele vem perdendo a vontade de estudar. O problema de Fernando é mais um de vários que vem ocorrendo, causando a exclusão dos alunos repetentes em sala de aula.
A divisão do tempo é outro elemento importante na escola ,existindo horário para tudo,hora da matemática,hora do português,hora de brincar e etc.. Como se uma não tivesse nada a ver com a outra.
Os alunos se sentem muito preso com a rigidez e com os horários devidamente organizados e programados
Carlos Augusto tem 8 anos e é o aluno mais rápido de sua classe. Jorge é o mais lento da classe. E esse tipo de situação cria um descompasso ; o mais rápido fica impaciente com a demora e o mais lento fica com raiva de sua própria demora. Um tipo de situação que cria uma reflexão .Será que cada aula de cada matéria precisa realmente durar 40 minutos?
E os alunos que possuem ritmos diferentes? Não seria melhor diferenciar ao invés de faixas etárias, por ritmos diferentes?
As normas necessitam ser respeitadas contudo, novas regras necessitam ser criadas que favoreçam a responsabilidade e a solidariedade. Regras defasadas,por isso é importante que os