escola democratica
O objetivo da escola é a formação democrática, mas para isso, ela deve ter uma prática democrática que consiste em não se limitar em ficar só na escola e deixar de lado o que temos hoje que é herança da cultura da educação tradicional, em que a pratica educativa se baseia na transmissão e na assimilação dos conteúdos pré-estabelecidos de um currículo muito convencional.
Nossa sociedade está em processo de transformação continuo e esse processo deve estar ligado à escola, que tem a função de criar os cidadãos de possibilitando o seu crescimento intelectual, critico e participativo. Assim é necessário que a escola reveja os seus conceitos e seu processo, através do currículo.
O currículo não pode ser construído pensando só na escola, deve ser levado em conta todo o contexto social e real envolvidos. Além do mais, não se pode pensar em currículo se não avaliar a sua sustentação teórica e sua execução. Faz-se necessário vencer a ideia que o currículo se entende como conteúdos a serem seguidos, pois de acordo com os números estatísticos o fracasso escolar é real e significativo e o motivo desses dados é a funcionalidade da escola.
A escola não deve resolver sozinha a sua questão curricular, mas deve resolver em conjunto com suas bases curriculares que são a sociedade, as politicas, a escola, o professor e o aluno. Para que o currículo esteja de acordo com a sociedade em transformação e a escola seja democrática.