escola de pais
PROJETO PAIS NA ESCOLA ou ESCOLA DE PAIS
09/03/2013
Elias Rinaldo de Camargo
PROJETO PAIS NA ESCOLA
Apresentação:
Na maioria das vezes sempre esperamos que as coisas estejam prontas, nos sejam entregues solucionadas, assim os problemas seriam resolvidos de forma natural, sem a necessidade da nossa intervenção. Outras vezes apenas lamentamos e aprendemos a conviver com os problemas como se os mesmos fossem impossíveis de resolver ou não coubesse a nós nenhuma parcela de responsabilidade.
A verdade é que a Escola sendo um espaço democrático recebe todo tipo de pessoas, com os mais variados perfis, necessidades, problemas e carências. Esta diversidade pressupõe também uma diversidade de conflitos a serem resolvidos ou minimizados.
Escola e Família sempre estiveram em lados opostos, é por esta razão que se faz urgente em criar uma “ponte” para que seja instituída uma relação de parceria, fazendo com que essa Família una-se a Escola e caminhem juntas desenvolvendo um trabalho conjunto na educação das crianças e jovens.
A Escola precisa estar ciente que não pode caminhar sozinha, e a Família precisa assumir as responsabilidades que lhe cabe. Os efeitos dessa união, gera mudanças significativas em todas as áreas, quer sejam familiar, emocional, pessoal, acadêmica, etc.
Sabemos que a “disciplina” não faz parte do currículo formal, por esta razão precisa ser planejado para serem contempladas em outros momentos, especialmente criados para que ocorram. É a Escola de Pais, que será a ferramenta catalizadora que promoverá a construção desta “ponte” entre Família e Escola e servirá de instrumento para fornecer as ferramentas que ambos precisam para melhor educar as crianças e jovens.
Para tanto, percebemos ser necessária, a elaboração de um Projeto específico e que atenda as reais necessidades da Escola.
O Projeto:
O Projeto se constitui de três partes distintas:
Parte 1: Resumo Descritivo/Escopo do Projeto
Parte