Metodologia
1. Qual a definição de senso comum depreendida dos textos dos autores Leônidas Hegenberg, François Châtelet, Karl Popper e Dirce Eleonora?
2. Qual o papel do Senso Comum (para o filósofo Karl Popper) na construção do pensamento racional (filosófico-científico)?
3. A partir do texto de Popper, explique a seguinte frase: “TODA A CIÊNCIA E TODA A FILOSOFIA SÃO SENSO COMUM ESCLARECIDO”.
4. A partir do texto “As crenças com que vivemos”, de Leônidas Hegenberg, explique o processo de nascimento e problematização das crenças.
5. “O homem encontra, ao nascer, um sistema de crenças” (Hegenberg. As Crenças com que Vivemos. In Hühne 1995, p.55). Explique esse sistema de crenças dando exemplos.
6. A partir do texto “Os limites da opinião”, de François Châtelet, responda:
a) Como François Châtelet caracteriza a opinião no seu texto?
b) Qual o problema das opiniões numa assembleia democrática?
c) Oponha a filosofia à certeza psicológica da opinião.
d) “Estar certo de si” significa estar na verdade? Por quê?
e) Por que “começar a filosofar é, de inicio, colocar em questão não só o conteúdo diverso das opiniões, como também o estatuto de uma experiência que acredita que opinar é saber e que é suficiente estar certo para pretender ser verdadeiro”? Por que “o primeiro momento da filosofia consiste em psicanalisar a opinião, em revelar-lhe a consciência errônea que tem de si mesma”?
5. Explique a relação entre Senso Comum e Ideologia (texto “sobre o senso comum”, da professora Dirce Eleonora).
6. Aponte, no texto abaixo, a relação entre senso comum e ideologia a partir da cobertura que a mídia de massa vem fazendo dos protestos no Brasil.
Sobre a violência dos protestos (mas quem é mais violento?).
(Por Hildemar de Araújo Bezerra, Junho de 2013).
Diante dos protestos que tem tomado as ruas de várias cidades do Brasil, levantando várias bandeiras em nome de um país mais justo, gostaria de analisar um ponto específico da