Escola De Bauhaus
Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura da vanguarda Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design no mundo.
Fundada em 1919, na Alemanha, com o objetivo de unir arte e industria. A finalidade desse centro de estudos era sugerir uma produção em série com qualidade de design e conceito inovador. Tinha também como objetivo uma espécie de fusão da arte com o artesanato. Buscava juntar o conhecimento de diversas artes como a pintura, musica, dança, teatro, arquitetura, escultura e literatura para a construção de cidades melhores e um futuro consciente da criação. Revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do obejto (um visual ''clean'', onde, por exemplo, hoje encontramos nos produtos da apple)
Era uma escola democrática onde todos colaboravam em busca de novas linguagens e criação. A bauhaus era livre, e dela se originou os estilos abstratos e modernistas.
Fundada pelo arquiteto Walter Gropius como forma de oposição ao irracionalismo político alemão, defendendo o racionalismo de artistas e intelectuais da época.
A escola ganhou sede própria na cidade de Dessau em 1925, porém, por defender a criação livre e democrática, foi fechada pelo nazismo em 1933. Deixando referencias no estilo de criacao que até hoje influencia a arte e o design.
CARACTERISTICAS DO MOVIMENTO:
O nome é uma junção de ''bauen'' (''para construir'', em alemão) e ''haus'' (''casa''). Permite flagrar, assim, o espirito que conduz o programa da escola: a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte ligam-se ao fazer artístico.
Interligação com todo tipo de arte, até as consideradas ''inferiores'', como cerâmica, tecelagem e marcenaria;
Uso de novos materiais pré-fabricados
Simplificação dos volumes, geometrizacao das formas e predomínio de linhas retas.
O FUNDADOR: (Walter Gropius)
Criou a