Escola da ponte
1 – Histórico
2 - Características
3 – Metodologia
4 – Vantagens
5 – Desvantagens
6 – Quem é José Francisco de Almeida Pacheco
7 – Aplicação da filosofia da Ponte no Brasil
8 – Fotos
9 – Alguns livros do professor
10 - Fechamento
1 – Histórico:
A Escola da Ponte está localizada na Vila das Aves, no distrito do Porto, em Portugal, foi fundada pelo professor José Francisco de Almeida Pacheco.
A instituição surgiu na década de 1970, com o objetivo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos, alterasse a organização das escolas e questionasse as práticas educacionais tradicionais.
2 – Características:
A escola é constituída por uma área aberta, seus alunos formam grupos heterogêneos sem agrupamentos ou divididos por turmas, idade, anos, escolaridade, não há salas de aula, há espaços destinados ao trabalho, mas lugares pré-definidos ou fixos, não há um professor/orientador encarregado de uma turma, todos os alunos trabalham de modo heterogêneo com todos os professores/orientadores educativos. A Escola da Ponte tem é organizada em três núcleos(iniciação, consolidação e aprofundamento) e os orientadores são organizados por dimensões(artística, identitária, linguística, lógico-matemática, naturalista).
A escola da Ponte é centralizada na pessoa em que é o fundamento e a finalidade do trabalho educativo, aprendendo a serem pessoas e a verem os outros como pessoas. Segundo José Pacheco:
“Há uma preocupação primeira com o perfil dos educadores: A competência básica dos professores que contratamos será o ser pessoa. Onde não existir uma pessoa, não será possível colocar um profissional professor”.
A convivência, conflitos, descobertas, formas de ser, ao invés de ficarem à margem, na Escola da Ponte, fazem parte do currículo.
3 – Metodologia:
A escola é embasada na autonomia dos alunos e professores, na qual se aprende a liberdade responsável e a solidariedade.