escola bauhaus
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
Fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas .
A intenção era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes.
A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Os nazistas opuseram-se à Bauhaus durante adécada de 1920, bem como a qualquer outro grupo que não tivesse uma orientação política de direita.
A escola Bauhaus também influenciou imensamente a América do Sul, tendo como seu principal representante o arquiteto Oscar Niemeyer.
Brasília, foi projetada há 52 anos sob as tendências modernas e funcionalistas inauguradas pelo bauhasianismo. Todo o plano-piloto, incluindo tanto os edificios residênciais quanto as construções públicas, são exemplos e ícones desta arte, em sua excelência.
O berço da Bauhaus surgiu nos primeiros dias da escola de design alemã, mas a simplicidade desse porta-revistas, tanto no formato quanto nas cores usadas, não afasta a diversão intrínseca do design.
Sem dúvida a peça mais famosa desenhada por Walter Gropius, as formas geométricas e industriais, como os seus parafusos expostos, das maçanetas Bauhaus floresceram e deram o tom sobre o que a estética da Bauhaus era. O DNA de design encontrado nessa maçaneta permanece vivo em objetos contemporâneos, como o iPhone 4S.