Escola Alem Ou Reditualista
Betriebswirtschaftslehre significa economia de empresa. Para Schmidt (2000, p. 163), “Essa disciplina procura conhecer e explicar as atividades empresariais, assim como determinar princípios para seu melhor gerenciamento.”
Os autores que iniciaram a doutrina contábil na língua alemã foram Gomberg e Schmalenbach. Apesar de Gomberg ser russo, viveu na Suíça onde estudou e pesquisou muito, principalmente sobre atividades econômicas na Contabilidade.
De acordo com Schmidt (2000, p. 165), “Ele foi considerado um dos precursores doutrinários da escola alemã, mesmo não tendo nascido e vivido na Alemanha.”
Com o passar dos anos, foram surgindo várias correntes a partir desta escola e falaremos sobre algumas que consideramos mais importantes.
Uma das correntes mais fortemente desenvolvidas foi a reditualista, que foi impulsionada por Eugen Schmalenbach. Para Sá (1997, p.93), Schmalenbach “Reforça, embora sem ênfase exagerada, a posição social da azienda, como fonte de produção, mas com sabor nitidamente patrimonialista e visando ao resultado ou lucro [...].” Para ele as empresas têm um papel social, por isso não devem pensar somente no valor monetário das coisas, mas também no valor social. Schmalenbach estudou principalmente as empresas e seus resultados e acreditava que o tempo do lucro não é sempre o mesmo que o ano do calendário, ou seja, um exercício social de uma empresa não deve ter sempre um ano e sim deve adaptar-se ao que for melhor para a mesma.
Nessa corrente utilizava-se muito a palavra rédito, que de acordo com (Enciclopédia...,1985, p. 2626), “É o aumento do patrimônio de uma empresa, sem conseqüente aumento de seu