Esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, sindrome de guillain barré
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
1
2
ESCLEROSE MÚLTIPLA
ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA
SINDROME DE GUILLAIN BARRÉ
Salvador
2010
AMANA FREIRE
SAMARA LOPES
ESCLEROSE MULTIPLA
ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA
SINDROME DE GUILLAIN BARRÉ
Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Dom Pedro II, pela turma AN02 como requisito parcial para avaliação da disciplina Neuroanatomia.
Orientador: Prof. Celso Cabral
Salvador
2010
ESCLEROSE MÙLTIPLA
È uma doença crônica e degenerativa e progressiva do sistema nervoso central caracterizado pela ocorrência de pequenas placas de desmielinizaçao no cérebro e medula espinhal. A desmielinizaçao refere-se à destruição da mielina do material gorduroso e proteína que circundam certas fibras nervosas no cérebro e medula espinhal, o que resulta em transmissão comprometimento dos impulsos nervosos sua causa è desconhecida.
E a evidência das pesquisas sugere o domo à mielina è evento primário e que resulta de uma infecçao viral no inicio da vida, tornando-se aparente com o processo imune tardio na vida. Embora algumas formas de infecção viral possam ser o mecanismo inicial, a resposta imune deficiente esta associada com um papel importante na patogênese da EM.
Os achados epidemiológicos indicam que a EM è mas comum em pessoas que vivem nas áreas de clima temperado do norte. È uma das doenças neurológica, mas incapacitante nos adultos entre 20 a 40 anos nos Estados Unidos, afetando duas vezes, mas mulheres do que homens. Sua ocorrência em pacientes jovens aumenta os problemas médicos, psicológicos, sócias, e econômicos tanto para o paciente como para a família.
FISIOPATOLOGIA