Contabilidade
ATIVO: Os ativos são avaliados por algum tipo de valor de custo e de certa forma os passivos também são avaliados da mesma maneira. Os tipos mais importantes de avaliação pelo custo são:
• Custo histórico, que representa o sacrifício financeiro no momento da sua aquisição. • Custo histórico corrigido, que representa o sacrifício financeiro no momento da sua aquisição atualizado pela variação do poder aquisitivo da moeda. • Custo de reposição, que representa o custo do bem novo produzido/adquirido, tendo características técnicas diferentes, embora prestando serviços equivalentes. • Valores de liquidação, que representa o montante de caixa que poderá ser obtido com a venda forçada dos ativos.
CAPITAL INTELECTUAL:
Metáfora da árvore (Marion) Parte Visível: facilmente relatada pela contabilidade [pic]Parte Oculta: nem sempre relatada pela contabilidade
Goodwill pode ser definido como a diferença entre o valor da empresa e o valor de mercado dos ativos e passivos
O estudo do capital intelectual surgiu a partir da revolução da era Industrial para a era do conhecimento.
As formas do capital intelectual se dividem em Capital Humano, Capital Estrutural e Capital de Clientes.
Patrimônio Líquido pode ser caracterizado como a diferença entre Ativo e Exigibilidade (Passivo).
De acordo com a teoria do proprietário o Patrimônio Líquido (PL) pode ser visualizado também conforme a teoria do controle predominante. Pela teoria do Proprietário, a equação é a seguinte: ATIVO – PASSIVO = PATRIMÔNIO LÌQUIDO.
De acordo com a teoria da entidade o patrimônio dos acionistas ou cotistas não se confunde com o patrimônio líquido da entidade, como na continuidade. Tanto que o lucro líquido em si, apurado ao final de um exercício, não pode, sumariamente, ser distribuído todo aos acionistas, sendo necessária uma decisão de assembléia. Equação: ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO DA ENTIDADE