Usca
Descritivo
Neste projeto, será explicado passo a passo a análise do funcionamento da USCA feito no programa LOGO! Soft Comfort :
Inicialmente, ao ligar o programa teremos já o caso em que há falha de rede, pois o sensor de rede estará em nível “0”. Assim, inicia-se o processo de partida de grupo ao qual há programado três tentativas de partida de grupo (2s de pausa e 2s de acionamento), nas quais acionam o motor de arranque, e caso após as três tentavas o motor não pegar (ou seja, o sensor de partida não estiver em nível “1”) será abortado o processo e irá soar o alarme de partida. Se durante o processo das três tentativas o sensor de partida for acionado, irá interromper o processo e irá ativa K1, colocando assim o grupo em carga.
Enquanto o grupo estiver em carga, caso haja problemas no motor, isso será indicado pelo sensor de alarme de grupo (tensão anormal, frequência anormal, etc.), no qual ativado fará com que soe o alarme de grupo e irá desenergizar K2, até que o sensor de alarme seja desativado. E, durante o grupo em carga, se a rede voltar, será iniciado o processo de parada de grupo e colocar rede em carga, isso após 10s* da rede estar em condições normais, caso até atingir os 10s ela oscile, o tempo será resetado, após os 10s será feito automaticamente a troca de K2 para K1, além do acionamento da solenoide por 4s* para interromper a alimentação, e voltando ao normal após esse tempo.
Estando a rede em carga, teremos a situação normal, estando ela em preferência. Em caso de haver problemas na rede, indicado pelo sensor de alarme de rede, irá ser acionado o alarme de rede e K1 será desenergizado, até que o sensor de alarme seja desativado.
Independente de quem esteja em carga, seja K1 ou K2, tendo problema de sobrecarga com a indicação pelo sensor de sobrecarga, no consumidor, será desenergizado tanto K1 quanto K2, até que o sensor de sobrecarga seja desativado.
*Valores consideras para facilitar a análise no programa.
Tabelas