ESCLEROSE AMIOTROFICA LATERAL
O QUE É: A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA É UMA DEGENERAÇÃO PROGRESSIVA DOS NEURÔNIOS MOTORES NO CÉREBRO(NEURÔNIOS MOTORES SUPERIORES)E NA MEDULA ESPINHAL(NEURÔNIOS MOTORES INFERIORES),OU SEJA,ESTES NEURÔNIOS PERDEM SUA CAPACIDADE DE FUNCIONAR ADEQUADQMENTE(TRANSMITIR IMPULSOS NERVOSOS).
CAUSAS:
ATÉ O MOMENTO,NÃO SE CONHECE A CAUSA ESPECÍFICA DESTA DOENÇA.MAS ACREDITA-SE QUE CINCO A DEZ PORCENTO DOS CASOS SEJAM FAMILIARES,COM HERANÇA AUTOSSÔMICA DOMINANTE(CROMOSSOMO DOMINANTE).
PROBABILIDADE DE TRANSFERÊNCIA: NESSA SÍNDROME CLÍNICA COMPLEXA,CRÔNICA E PROGRESSIVA,OS PACIENTES GERALMENTE TÊM MAIS DE 60 ANOS,A INCIDÊNCIA DA DOENÇA É MAIOR EM HOMENS DO QUE EM MULHERES,E MAIOR EM BRANCOS DO QUE EM NEGROS.
DESENVOLVIMENTO E SINTOMAS: CÃIMBRAS SÃO COMUNS E PODEM ANTECEDER A FRAQUEZA MUSCULAR E ATROFIA QUE SE INICIA PELAS MÃOS,OUTRAS VEZES PELOS PÉS. A DOENÇA SE CARACTERIZA POR DEGENERAÇÃO DOS FEIXES CORTICOSPINAIS(VIA PIRAMIDAL)E DOS CORNOS ANTERIORES DA MEDULA,MOTIVOS PELOS QUAIS PODERÃO APARECER FRAQUEZA MUSCULAR SEM DORES,ATROFIAS MUSCULARES,FASCICULAÇÕES(MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS VISÍVEIS EM REPOUSO)E ESPASTICIDADE(CONTRAÇÃO SÚBITA E INVOLUNTÁRIA DOS MÚSCULOS). ESTE QUADRO COMEÇA LENTAMENTE A PROGREDIR,COMPROMETENDO FINALMENTE OS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES JUNTAMENTE COM A MUSCULATURA DO PESCOÇO E DA LÍNGUA,EM ALGUNS CASOS.O PACIENTE PODE MANIFESTAR DIFICULDADE PARA DEGLUTIR,ENGOLIR A SALIVA E OS ALIMENTOS(DISFAGIA),APRESENTAR PERDA DE PESO,E DIFICULDADE NA ARTICULAÇÃO DAS PALAVRAS(DISARTRIA). A FALA PODE SER FLÁCIDA OU CONTRAÍDA,PODENDO HAVER UMA ALTERNÂNCIA DESSES DOIS ASPECTOS.A DIFICULDADE DE DEGLUTIR RESULTA EM SIALORRÉIA(SALIVAÇÃO),ENQUANTO AS DIFICULDADES DE RESPIRAR LEVAM A QUEIXAS DE CANSAÇO. A MORTE OCORRE GERALMENTE DENTRO DE DOIS A ANOS,SENDO QUE 20% DOS PACIENTES SOBREVIVEM SEIS ANOS.
DIAGNÓSTICO:
ATULMENTE,LEVAM-SE DE 10 A 11 MESES,DO PRIMEIRO SINTOMA Á