Escatologia 1
Eliseu Pereira
LIÇÃO 1 – INTRODUÇÃO GERAL TEXTO DEVOCIONAL
“[Deus] determina outra vez um certo dia, Hoje, ... depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hb 4.7). [1] OBSERVAÇÕES SOBRE O ESTUDO DE PROFECIAS a. Limites: há limitações quanto ao que pode ser conhecido sobre certos assuntos (Atos 1.7); o conhecimento do futuro é limitado e tem o propósito de conduzir o cristão a uma vida de acordo com a vontade de Deus. b. Tensão entre “já” e “ainda não”: 1 Co 2.9; 1 Jo 3.2.
[2] POR QUE ESTUDAR PROFECIA? c. Saber: As profecias nos informam sobre o plano de Deus para o homem; d. Esperança: A profecia oferece esperança segura em uma era sem esperança; e. Consolo: O estudo das profecias estimula a santidade e piedade do crente; f. Vigilância: O estudo das profecias capacita evitar os enganos e erros; g. Salvação: mostra o caminho da comunhão com Deus e livramento da ira; h. Confiança: as profecias ajudam a confiar no caráter e soberania de Deus; i. Compromisso e missão: O estudo das profecias promove uma igreja evangelística.
[3] O QUE É ESCATOLOGIA? j. Escatologia: doutrina bíblica que lida com as “ultimas coisas” (do grego eschatos - “último”, logos - estudo). i. Expressões bíblicas: “últimos dias” (Is 2.2; Mq 4.1), “últimos tempos” (1 Pe 1.20) e “última hora” (1 Jo 2.18). ii. Definição: estudos dos acontecimentos finais do plano de Deus para este mundo e a consumação do propósito de Deus. k. Profecia: “é a proclamação da vontade de Deus presente e futura” (Anders). l. Alfa e Ômega: Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas.
[4] PREMISSAS m. Houve um início e haverá um fim do atual sistema mundial. n. Desfecho da evangelização mundial. o. A justiça divina deve ser implantada; o Reino eterno de Jesus será