Escalas
Como tirar o máximo partido do estudo das escalas em 3 oitavas? Ou seja, de que forma o estudo da escala pode ser usado para a prática e resolução de variados aspectos técnicos? Ou ainda, que aspectos técnicos podem ser treinados com uma simples escala?
O que é uma escala?
As escalas são agregados de notas ordenadas por graus conjuntos com determinados intervalos entre si. Pode haver vários tipos de escalas e vários modos. Os principais modos e mais usados no violino são: Modo Maior e Modo menor.
Como tirar o máximo partido do estudo das escalas em 3 oitavas?
Muitos aspectos técnicos do violino podem e devem ser resolvidos com escalas. As escalas fornecem ao aluno uma maior concentração na técnica que está a praticar, desde que a escala em questão esteja bem adquirida e seja apenas um meio de ajuda e não algo técnico com dificuldade acrescida.
De que forma o estudo da escala pode ser usado para a prática e resolução de variados aspectos técnicos, ou seja, que aspectos técnicos podem ser treinados com uma simples escala?
Uma simples escala pode ser usada de diversas maneiras para resolver certos problemas técnicos desde que aplicados nessa escala.
Estas são as principais técnicas que podemos melhorar com uma simples escala:
• Noção das posições (local das notas)
• Afinação
• Independência de dedos (flexibilidade a nível técnico)
• Arco (independência de diferentes técnicas e golpes de arco)
• Velocidade e destreza da mão esquerda
• Efeitos, como trilos, harmónicos
• Dinâmicas
Posições
As escalas podem ajudar qualquer criança a aprender a tocar violino pois fornecem uma vasta informação inerente às notas e posições, uma vez que ajudam o aluno a entender quais as notas, como praticá-las e quais as posições que se podem usar.
As escalas podem ajudar também qualquer pessoa já com um certo nível na prática do violino, a treinar cada vez melhor as mudanças de posição, pois são constantes e fundamentais para