stripper
A astrologia fez parte do quotidiano do escritor, que lidava com ela de manhã, à tarde e pela noite dentro (como atestam os diversos cálculos e estudos realizados, com indicação precisa da data e da hora em que foram feitos).
“O que é a astrologia. (a) a sua antinguidade; (b) a sua historia, propriamente dita; (c) as suas theorias – a a[strologia] esoterica (mystica), empírica, scientífica. Nessecidade de estabelecer uma astrologia positiva, agnosticamente concebida. Analogia do fundo incomprehensivel da A[strologia] com o das outras sciencias. Constatam-se factos, que não se procuram interpretar na sua essência. (Queres perceber a astrologia é uma doença metaphysica. Ella tem que ser acceite como a physica e a chimica).
Caligrafia do escritor era praticamente indecifrável.
Este utilizou mais de 2000 suportes de papel (num total de 30mil documentos) para redigir e desenhar todo o tipo de textos astrológicos; desde breves cômputos, listagens e gráficos complexos, até longos textos teóricos e observações praticas, passando pela realização de centenas de horóscopos. Deixou mais 300 cartas astrológicas (o que hoje em dia se pode fazer virtualmente).
A faceta de astrólogo do poeta Fernando Pessoa, que chegou a lucrar alguns tostões com a área, é revelada com a edição de Paulo Cardoso de um livro com vários documentos do espólito pessoano. Intitulado “Fernando Pessoa – Cartas Astrológicas”, a publicação reúne dezenas das mais reveladoras cartas astrológicas erigidas por Pessoa. Esta também abre novas pistas de investigação e demonstra como a teoria dos heterónimos é influenciada pela astrologia (diz Jerónimo Pizarro).
O autor de Mensagem fez a sua carta astrológica e a dos seus heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Todos os horóscopos dos anteriores apresentam Mercúrio (o planeta de literatura) que é também o regente do signo Gémeos a que pertencia Fernando Pessoa.
Os signos ascendentes dos horóscopos dos