Escalas
- Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real.
Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real.
- Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.
Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real.
Assim como os mapas servem para localização e orientação, existem outros instrumentos, vamos analisar especificamente a Rosa dos ventos, conhecida como Pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários.
Pontos cardeais
Norte (N)
Sul (S)
Leste (L)
Oeste (O)
Pontos Colaterais
Noroeste (NO)
Nordeste (NE)
Sudoeste (SO)
Sudeste (SE)
Pontos Subcolaterais
Norte-Nordeste (NNE)
Norte-Noroeste (NNO)
Leste-Nordeste (LNE)
Leste-Sudeste (LSE)
Sul-Sudeste (SSE)
Sul-Sudoeste (SSO)
Oeste-Sudoeste (OSO)
Oeste-Noroeste (ONO)
Os mapas e os gráficos são dois instrumentos utilizados em várias profissões, pois são importantes elementos de orientação e localização.
Convenções cartográficas
Os cartógrafos, que são profissionais responsáveis por elaborar mapas, desenvolveram uma série de códigos ou convenções aceitas internacionalmente, como forma de padronizar a utilização desses recursos em todo o mundo, facilitando assim o trabalho.
Também foram criados os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas ou hachuras) que são extremamente importantes na interpretação de mapas, a partir dos quais torna-se possível reproduzir as características da área de estudo desejada, esses símbolos são chamados de legenda.
Mapas
Os mapas são representações gráficas do real, esboçadas em linhas imaginárias, geralmente produzidos em papel. Os mapas são