Escalas e Gráficos
1 Objetivos da experiência
Esta prática visa a construção de gráficos através de dados experimentais e através destes gráficos obter uma relação física entre as grandezas analisadas.
Analisaremos o período de oscilação de 05 pêndulos simples com comprimentos de fio diferentes.
Material utilizado:
05 Pêndulos Simples, construídos com um corpo de massa 5g e:
1. Linha com comprimento (L1) = 25cm
2. Linha com comprimento (L2) = 22cm
3. Linha com comprimento (L3) = 19cm
4. Linha com comprimento (L4) = 16cm
5. Linha com comprimento (L5) = 13cm
Transferidor
Cronômetro Digital de Mão
Obs.: Os pêndulos simples foram construídos com o material disponível na caixa de ferramentas do laboratório, tais como roscas e hastes; também foi utilizada uma base de metal.
2 Esquema experimental
3 Procedimento experimental
Montamos pêndulos simples e analisamos o tempo gasto pelo corpo preso à linha para percorrer um ciclo. O ciclo fora determinado da seguinte forma: seguramos os corpos de 5g a 150 (medidos com o auxílio do transferidor) em relação a sua origem, soltamos o corpo e esperamos este voltar a posição inicial. (Início do ciclo: soltar o corpo; Fim do ciclo: momento em que o corpo volta para onde fora soltado).
Realizamos 05 medições para cada comprimento de fio.
4 Coleta e tratamento de dados
Sabendo que a forma da equação da reta é y = ax + b, onde “a” é chamado de coeficiente angular (indica o grau de inclinação da reta) e “b” é chamado de coeficiente linear (indica em que ponto a reta corta o eixo das ordenadas); podemos facilmente construir gráficos relacionando grandezas de qualquer espécie, no caso, grandezas físicas.
Obs.: O coeficiente angular pode ser obtido calculando a tangente do ângulo de inclinação da reta com o eixo das abscissas.
Observe abaixo as tabelas utilizadas para a construção dos posteriores gráficos:
TABELA 1: COLETA DE DADOS
T/L
L1 = 25cm
L2 = 22cm
L3 = 19cm
L4 = 16cm
L5 = 13cm
T1
0,71