anatomia
Esqueleto axial: Flexão (dorsal, ventral, lateral direita e esquerda)
Corpos:
Discos vertebrais: Consiste de um ânulo fibroso(periférico) e um núcleo pulposo(central).
Ligamento longitudinal ventral: Superfície ventral da coluna vertebral. Começa a ser mais distinto no centro da região torácica, mais adiante torna-se mais espesso e mais largo gradativamente e termina na superfície pélvica do sacro. Mais forte na região lombar, fusiona-se com os tendões do pilar do diafragma.
Ligamento longitudinal dorsal: Assoalho do canal vertebral. Vai do axis até o sacro. É estreito no centro dos corpos vertebrais e alarga-se sobre os discos vertebrais onde se insere firmemente.
Arcos:
Cápsula articular: Forte e ampla na região cervical em conformidade com o grande tamanho e maior mobilidade destas articulações do pescoço. Nas regiões torácica e lombar é pequena e ajustada.
Ligamento Flavo ou Amarelo: Liga os arcos das vértebras adjacentes. É membranáceo e consiste essencialmente de tecido elástico.
Ligamento supra-espinhal: Medialmente do osso occipital até o sacro, sobre os processos espinhosos das vértebras. Na região cervical esse ligamento se diferencia em ligamento nucal.
Ligamento nucal: Nos bovinos e ruminantes possui duas porções para melhor sustentação do pescoço, porção funicular e lamelar, ou funículo e lâmina. Nos carnívoros só há a porção funicular. Se estende do occipital até a espádua, onde é contínuo com o ligamento supra-espinhal na parte toraco-lombar.
Ligamento interespinhal: Entre as espinhas contíguas.
Ligamento intertransversal: Membranas, que ligam os processos transversos adjacentes na região lombar.
Caudais: Atípicas, só tem corpo, possuem disco intervertebral.
Atlanto-axial:
Ligamento longitudinal curto: Forte e semelhante a um leque. Da superfície dorsal do dente se insere na área transversa da superfície ventral interna do arco do atlas.
Ligamento do ápice do dente: Feixe fino situado de cada lado do