escala
VOLUME
2012
Francielle Tavares.
ELEMENTOS PRIMÁRIOS – PONTO, LINHA, PLANO E
VOLUME
Trabalho apresentado como atividade para avaliação no terceiro semestre do curso de arquitetura e urbanismo do ano de 2012, na disciplina de teoria e história da arquitetura.
2012
2
1.
LINGUAGEM VISUAL
O conteúdo visual de um projeto, de um traço ou esboço é composto por uma série de elementos visuais. Estes, por sua vez constituem a substância básica daquilo que se vê. Os pontos de vista a partir dos quais se pode analisar qualquer manifestação visual são muitos, para melhor compreender é necessário decompor os elementos que constituem essa manifestação. A linguagem visual é formada por elementos muito relacionados entre si, que vistos individualmente parecem abstratos, mas juntos, determinam a aparência e qualidade de um desenho. Estes elementos são definidos como conceituais, visuais e relacionais, eles por sua vez, formam a base para o entendimento da linguagem visual.
1.1.
Elementos conceituais
Um elemento conceitual, não é visível. Ele não existe na realidade, mas parece estar presente. Por exemplo: Senti-se a existência de um ponto no ângulo de um formato, sabe-se que há uma linha marcando o contorno de um objeto ou que há planos envolvendo um volume. Esses pontos, linhas e planos não estão lá, pois se estivessem, deixariam de ser conceituais. Segundo a classificação de Wucius Wong dos elementos da forma. O autor classifica os elementos do desenho em 4 grupos: o Ponto, o Linha; o Plano, o Volume.
Uma ilustração bem simples feita por Paul Klee define os elementos básicos da forma.
Resumidamente, pode-se dizer que um ponto não tem posição espacial e tem como característica ser fixo, estático e não possui dimensão nem direção. Ao extender esse ponto forma-se uma linha, que por sua vez possui comprimento, direção, movimento e crescimento.
Extendendo-se essa linha