Escadas de concreto
Apresenta-se um estudo das escadas usuais de concreto armado. Escadas especiais, com comportamento diferente do trivial, não serão aqui analisadas.
1.1 Dimensões
Recomenda-se, para a obtenção de uma escada confortável, que seja verificada a relação: s + 2 e = 60 cm a 64 cm (Figura 1), onde s representa o valor do "passo" e representa o valor do "espelho", ou seja, a altura do degrau. Entretanto, alguns códigos de obra especificam valores extremos, como, por exemplo: S ≥ 25 cm e E ≤ 19 cm. Valores fora destes intervalos só se justificam para escadas com fins especiais, como por exemplo escadas de uso eventual. Impõe-se ainda que a altura livre (HL) seja no mínimo igual a 2,10 m. Sendo LV o desnível a vencer com a escada, lh o seu desenvolvimento horizontal e n o número de degraus, tem-se:
Figura 1 - Recomendações para algumas dimensões da escada
Segundo MACHADO (1983), a largura da escada deve ser superior a 80 cm em geral e da ordem de 120 cm em edifícios de apartamentos, de escritórios e também em hotéis.
Já segundo outros projetistas, a largura correntemente adotada para escadas interiores é de 100 cm, sendo que, para escadas de serviço, adota-se mínimo de 70 cm.
1.2 Tipos de Escadas Serão estudados os seguintes tipos de escadas:
• retangulares armadas transversalmente, longitudinalmente ou em cruz;
• com patamar;
• com laje em balanço;
• em viga reta, com degraus em balanço;
• com degraus engastados um a um (escada em "cascata");
• com lajes ortogonais;
• com lances adjacentes.
2. Ações As ações serão consideradas verticais por m² de projeção horizontal.
2.1. Peso Próprio O peso próprio é calculado com a espessura média HM, definide-se na Figura 2, e com o peso específico do concreto igual a 25 kN/m³. Se a laje for de espessura constante e o enchimento dos degraus for de alvenaria, o peso próprio será calculado somando-se o peso da laje, calculado em função da espessura HL, ao peso do enchimento, calculado em função da